Criar um Site Grátis Fantástico
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 2.9/5 (37 votos)




ONLINE
1




Partilhe esta Página




Perguntas e respostas que precisamos de saber…
Perguntas e respostas que precisamos de saber…

Perguntas e Respostas

1 – Como é que me posso tornar um cristão verdadeiro?
R: A Bíblia ensina que Jesus Cristo, O Filho de Deus, viveu como nós na terra mas Ele foi a única pessoa que conseguiu viver uma vida pura, sem pecar. Quando Ele morreu na cruz do Calvário, o seu sangue puro foi derramado para nos perdoar e nos purificar dos nossos pecados e da nossa natureza pecaminosa. Para que possamos experimentar este perdão e purificação, e começar a ter um relacionamento pessoal com Deus, temos que:
1 – Nos arrepender dos nossos pecados, que quer dizer, virar as costas para as coisas más que fazemos;
2 – Pedir perdão a Jesus Cristo e acreditar que Ele nos ouve e perdoa;
3 – Pedir-lhe para começar a trabalhar em nós através do seu Espírito Santo, fazendo de nós uma nova pessoa com novos desejos e atitudes;
4 – Falar com Ele e obedecer tudo que Ele nos diz. Ele vai falar connosco quando lermos a Bíblia ou através da nossa consciência.
 
2 – Quem vai para o céu depois da morte?
R: Jesus disse que só as pessoas que o amam e acreditam n`Ele vão para o céu. Em João 3:16 diz: ”Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho único para que todo que nele crê não pereça, mas tenham a vida eterna”.
E Também…
“Ora, a vida eterna é esta: que conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (João 17:3).
Podemos ver nestas passagens que é preciso conhecer a Deus, precisamos de ter um relacionamento pessoal com Ele, gastando de tempo nosso para dar tempo ao Deus verdadeiro estando em sua presença e falando com Ele. Ele quer ser o nosso melhor amigo e quer estar incluído em todas a parte da nossa vida.
Jesus deu-nos um aviso também, que temos que obedece-lo e confessar que pertencemos a Ele. Ele disse:
“Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus” (Mateus7:21).
E Também…
“Mas todo aquele que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai que está nos céus” (Mateus 10:33).
 
3 – Porquê que fazer o bem não basta?
R: Por mais que nós façamos o bem, não merecemos ir para o céu, porque Deus é santo e o homem sempre peca. Nenhum de nós pode cumprir nem sequer o primeiro mandamento, que é amar a Deus com todo o nosso coração, toda a nossa alma e com toda a nossa mente. Se pelos nossos próprios esforços pudéssemos merecer ir para o céu, a morte do Senhor Jesus não teria sido necessário. Ele morreu e derramou o seu sangue para nos limpar e fazer com que possamos ter uma nova vida que é digna estar com Deus no céu para sempre.
A Bíblia diz: “Foi por amor que vocês foram salvos, por meio de fé. Não vem de vós, é dom de Deus. Não foi obra vossa, portanto ninguém se pode gabar disso” (Efésios 2:9).
E Também…
“Perguntaram eles (a Jesus): Que faremos para fazer as obras de Deus? Respondeu Jesus: A obra de Deus é esta, crê naquele que Ele enviou” (João 6:28,29)
 
4 – O que vai acontecer se eu não deixo que Jesus Cristo tome controlo da minha vida?
R: Se não tiramos as coisas erradas que fazemos para fora das nossas vidas e pedir a Jesus para entrar, tomar controlo e transformar-nos, o aviso de Deus é o seguinte:
“Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, que é a segunda morte” (Apocalipse 21:8).
Jesus quer que todos nós estejamos com Ele nos céus, mas não pode deixar entrar os pecadores, porque Ele é santo. No entanto, pessoas que têm sido perdoadas e limpas por Ele antes da morte, através de arrependimento e fé no sangue que Jesus derramou na cruz, podem entrar. Falando do céu em Apocalipse, a promessa de Deus é:
“Eu virei muito em breve e trarei comigo a recompensa para dar a cada um segundo as suas obras. Felizes os que lavam as suas vestes no sangue do Cordeiro (Jesus), e que assim têm direito de comer o fruto da árvore da vida e de entrar pelas portas da cidade (céu) (Apocalipse 22:12 a 14).
Também é lógico que as pessoas que não querem que Deus seja O Senhor das suas vidas agora, não vão querer estar com Ele nos céus para sempre!
 
 
5 – Quando é que Jesus vai voltar para este mundo?
R: A Bíblia está cheia de referências acerca do facto de Jesus voltar para este mundo, mas Ele disse que nem mesmo Ele sabe o dia nem a hora do seu regresso. Ele avisou-nos sempre que devemos estar prontos e também nos deu vários sinais, por exemplo:
1 – Guerras, fome, pestes e terremotos vão ficar piores;
2 – Surgirão falsos profetas;
3 – O evangelho será pregado em todo o mundo (Mateus 24);
4 – Nos últimos dias virão escarnecedores, andando de acordo com as suas paixões e dizendo:2 Onde está a promessa da sua vinda”? (2 Pedro 3:3).
Jesus também disse que o seu regresso será repentino como um relâmpago que ilumina um céu escuro e acrescentou que o mundo não estaria preparado para tal acontecimento.
 
6 – Como é que será o regresso de Jesus Cristo para este mundo?
R: Quando Jesus subiu ao céu depois da sua ressurreição a Bíblia fala-nos que dois homens vestidos de branco disseram aos discípulos:
“Varões galileus, porque estão a olhar para o céu? Este mesmo Jesus, que viram afastar-se de vós para o céu voltará da mesma maneira que agora O virão subir” (Atos 1:11).
E Jesus disse:
“Então verão o filho do homem vindo numa nuvem, com poder e grande glória” (Lucas 21:27).
O Apóstolo Pedro disse:
“Mas o dia do Senhor virá como um ladrão. Os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra e as obras que nela há se queimarão. Mas, nós segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, nos quais habita a justiça” (2 Pedro 3:10 a 13).
 
7 – Qual é o maior pecado?
R: Disse Jesus:
“Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, porque não crê no nome do único Filho de Deus” (João 3:18).
 
 
Todo o pecado é mau os olhos de Deus que é santo e odeia pecado. Os nossos pecados separam-nos de Deus e a Bíblia fala de muitos pecados, tais com: adultério, assassínio, roubo etc.. Todos estes pecados podem ser perdoados, e lavados, porque Jesus Cristo pagou o preço dos nossos pecados na cruz, para que possamos ser perdoados e livres do castigo que merecemos.
Porém, o pecado mais grave é quando as pessoas não crêem em Deus e em Jesus Cristo, o Filho de Deus, que tanto nos ama e que morreu por nós. Quando não acreditamos em Deus, Ele não pode fazer nada por nós nem nos pode perdoar. Para sermos perdoados, é preciso ir a Ele em oração e pedir-lhe perdão, o que significa que temos que crer n´Ele. Visto que Ele nos criou para nós O conhecermos, e para termos comunhão com Ele, é a maior tristeza para Deus quando não acreditamos na sua bondade e amor.
 
8 – O que é que devo saber acerca de Jesus Cristo?
R: Devo crer que:
                1 – Jesus Cristo é o Filho de Deus, e a segunda pessoa da santíssima trindade;
2 – Jesus Cristo criou o mundo, sempre existiu e sempre existirá;
3 – Ele sendo Deus, veio a este mundo, morreu na cruz pelos nossos pecados, ressuscitou ao terceiro dia, e subiu ao céu;
4 – No dia de Pentecostes Ele mandou o Espírito Santo para encher os seus discípulos;
5 – Ele está agora sentado ao lado direito do Pai, orando pela humanidade;
6 – Ele vai voltar da mesma maneira que Ele subiu;
7 – Ele vai julgar o mundo, e haverá novos céus e uma nova terra;
8 – Ele tem todo o poder;
9 – Ele quer perdoar os nossos pecados e transformar as nossas vidas.
 
 
 
 
 
 
 
9 – Qual é a diferença entre o Cristianismo e as outras religiões?
R: Os cristãos acreditam naquilo que Jesus disse sobre si na Bíblia. Ele disse que Ele era Deus e que o único caminho para o céu era através d´Ele. Então, a religião cristã é baseada nos factos seguintes:
                1 – Jesus Cristo é Deus;
                2 – Ele sempre fala a verdade;
                3 - Ele explicou o caminho para chegar ao Deus Pai;
                4 – Deus Pai mandou o Seu Filho, Jesus Cristo, para morrer neste mundo pelos nossos pecados (da humanidade);
                5 – Todos os homens são pecadores e só através do sacrifício de Jesus Cristo na cruz é que podemos ser perdoados e limpos;
                6 – Deus, que é santo, só pode deixar entrar nos céus aqueles que são lavados dos seus pecados por Jesus Cristo;
 
Ser Cristão não é apenas tentar encontrar Deus desesperadamente. Ser Cristão é confiar em Jesus e naquilo que Ele fez e faz, em vez de confiar que as nossas boas obras que nos levam a Deus. Outras religiões tentam chegar a Deus, mas é impossível uma pessoa ter um relacionamento com um Deus santo sem ser perdoado e lavado dos seus pecados por Jesus.
 
 
10 – Por que é que Deus permite sofrimento?
R: “Se Deus é amor, porque é que as pessoas sofrem tanto? Por que é que Ele não faz parar todo este sofrimento?
Esta é uma pergunta difícil de responder. Há tanta coisa acerca de Deus que não conseguimos sequer começar a compreender, simplesmente porque Ele é muito superior em sabedoria e poder do que qualquer um de nós. Contudo, a Bíblia lança alguma luz sobre esse assunto.
<!--[if !supportLists]-->Ø  <!--[endif]-->O sofrimento pode ser a consequência do pecado humano. Um motorista bêbedo pode causar dor e sofrimento a espectador inocente. O orgulho e a ganancia de Hitler trouxe sofrimento terrível a milhões de pessoas. Quando Deus nos fez, Ele deu-nos o dom precioso da livre vontade. É isto que nos torna humanos, capacitando-nos a amar e a odiar, a ajudar ou a magoar os outros. Mas este dom maravilhoso da livre vontade tem sido usado vez após vez para o mal. O que fazemos afeta os outros para o bem ou para o mal. 
 
 
<!--[if !supportLists]-->Ø  <!--[endif]-->O sofrimento pode ser consequência da imperfeição humana. Nenhum homem ou mulher é perfeito é por isso que ficamos doentes, envelhecemos e morremos. É por essa razão que, por vezes, nascem crianças deformadas. Isto não foi feito por Deus. Ele não deseja castigar os pais e Ele não envia a doença. As doenças e as enfermidades fazem parte de um mundo pecaminoso, e nós estamos sujeitos a elas, tanto os cristãos como o resto da humanidade.
 
<!--[if !supportLists]-->Ø  <!--[endif]-->O sofrimento pode ser consequência dos desastres naturais. O pecado que entrou no mundo através da queda de Adão e Eva afetou a nossa terra de um modo estranho e espalhou com o passar do tempo para todos e para tudo. Por esta razão, temos terremotos, cheias, tempestades e todo o tipo de desastres naturais.
 
Deus tem o poder para intervir e ordenar que todo o mal seja destruído em qualquer momento, mas isto não é o método que Ele quer usar. Ele prefere deixar andar o mal, e quer trabalhar através destas coisas para glorificar o seu nome e mostrar a sua sabedoria e graça. Por vezes, Deus permite o sofrimento nas nossas vidas para nos provar e para fortalecer os músculos da nossa fé. O modo de reagir-mos ao sofrimento determina se estamos a crescer na fé ou se estamos a voltar às dúvidas e ao ressentimento.
Deus não pede que enfrentemos o mal e o sofrimento sem que Ele antes de nós tenha sofrido também. Ele fez, isto na cruz quando morreu, sofrendo não só dor física, mas também o castigo do pecado de toda a humanidade. Agora, Ele está nos céus sofrendo connosco e intercedendo por nós, sempre pronto para nos dar graça e poder para que as nossas vidas e caracteres possam ser transformados mais e mais à sua imagem.
 
11 – Por que é que existe o mal no mundo?
R: Tudo o que Deus criou no princípio do mundo era bom e porque Deus queria que nós O amassemos livremente, Ele deu-nos o dom da livre vontade. Ele não nos fez como “robots” para que tivéssemos de O amar e de lhe obedecer. Infelizmente, Adão e Eva escolheram desobedecer a Deus, e desde então, toda a humanidade nasce com uma natureza pecaminosa e em rebelião para com Deus. Por natureza, somos todos pessoas que pensam em si mesmas em vez de pensarmos em Deus. É uma doença que não afeta só a nós, mas a todos com quem entramos em contacto.
A Bíblia diz:
“Porque todos pecaram e estão destruídos da glória de Deus” (Romanos 3:23).
“Nos últimos dias sobrevirão tempos difíceis; pois os homens serão amantes de si mesmos, gananciosos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeição natura,” (2 Timóteo 3:1 a 5).
O homem sempre tenta chegar a Deus, mas não consegue porque Deus é santo e há uma separação entre Deus santo e o homem que não é santo.
Então, qual é a solução?
Só existe um remedio Jesus Cristo Ele levou os nossos pecados e a nossa natureza pecaminosa quando Ele morreu por nós na cruz do Calvário. Para que possamos ser perdoados, purificados e começar a ter um relacionamento pessoal com Deus temos que:
1 – Nos arrepender dos nossos pecados, que quer dizer, virar as costas para as coisas más que fazemos;
2 – Pedir perdão a Jesus Cristo e acreditar que Ele nos ouve e perdoa;
3 – Pedir-lhe para começar a trabalhar em nós através do seu Espírito Santo, fazendo de nós uma nova pessoa com novos desejos e atitudes;
4 – Falar com Ele e obedecer tudo que Ele nos diz. Ele vai falar connosco quando lermos a Bíblia ou através da nossa consciência.
 
Estas são as boas notícias!
Em todas as outras religiões pessoas tentam chegar a Deus através de boas obras. A mensagem de Cristo é que pode ter um relacionamento pessoal com Deus através da fé e confiança naquilo que Jesus já fez por nós na cruz.
 
 
12 – Como sabemos que Deus existe?
R: Há muitas coisas que não podemos ver contudo sabemos que elas estão lá. Não podemos ver o vento, mas sabemos que ele existe porque o podemos ver a soprar nas folhas das árvores. Temos muitas provas ao nosso redor sobre a existência de Deus. A beleza da natureza fala de Deus, assim como a simetria, a ordem e as leis naturais que se encontram na vida diária. Deve existir alguém muito inteligente e poderoso que designou este universo tão vasto e espantoso. Deus é um grande desenhador, arquiteto e criador. O corpo humano é só um exemplo dos muitos mecanismos que Deus criou.
Se ainda tens dificuldades em acreditar em Deus, podes falar com Ele de uma maneira simples e honesta sobre as tuas dúvidas, e Ele vai responder-te e revelar-te a Sua bondade e amor.
Deus é Fiel, e será que nós fazemos a Sua vontade e iremos à sua casa (igreja) agradecer tudo o que tem feito por nós? Pensa nisso porque Deus é um Deus bondoso, que muda, transforma a tua e aminha vida, é um Deus de milagres de amor e de justiça.
 
13 – O inferno é um lugar ou um estado de alma?
R: As pessoas dizem que o inferno existe aqui na terra quando há muito sofrimento, mas quando a Bíblia fala do inferno, está a falar de um lugar onde Deus retirou a Sua presença e, por consequência, toda a Sua luz. A Bíblia descreve este lugar como um local de escuridão, choro e tormento. É uma prisão de vida eterna sem remissão possível. A Bíblia chama a isto separação de Deus. O inferno é o lugar onde o diabo vai ser lançado, juntamente com aqueles que não se arrependem.
A Bíblia diz:
“E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta. De dia e de noite serão atormentados para todo o sempre” (Apocalipse 20:10).
E Também…
“Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, que é a segunda morte” (Apocalipse 21:8).
 
 
14 – Será que o diabo existe?
R: O Senhor Jesus Cristo foi tentado pelo diabo no deserto (Mateus 4:1 a 11) e muitas vezes Ele falou sobre a obra do diabo (Mateus 13:1 a 33). A experiência de vida também nos mostra que existe um espírito invisível, inteligente e muito astuto que domina a humanidade.
 
15 – Como é Deus?
R: Ao observarmos a criação e o mundo em que vivemos podemos aprender algo acerca do Criador. Podemos observar que a Criador gosta de beleza e de cor. Podemos detetar o seu cuidado no mínimo pormenor. O funcionamento do corpo humano é uma obra-prima em desenho e função. O tamanho e o poder das montanhas e dos mares dizem-nos algo acerca do poder omnipotente deste Deus Criador.
Mas, como é Deus? Podemos ler a resposta na Bíblia que nos diz que Deus é Espirito. Que quer dizer isso? Temos um corpo para vivermos aqui na terra. Um peixe tem um corpo para viver no mar. Deus vive no céu, pois Ele é Espirito. Ele tem vontade, mente e emoções. Pode estar em todo o lugar, ver tudo, conhecer tudo o que se passa. Ele pode amar-nos, guiar-nos e proteger-nos. Ele ouve as nossas orações. Ele é tão poderoso e maravilhoso que nós não O compreendemos totalmente.
Para que nós O compreendesse-mos melhor, Deus decidiu vir em pessoa à nossa terra e mostrar-nos como Ele é. Veio como um bebe, nasceu como nós. Ainda assim o seu nascimento foi diferente porque Deus era o seu Pai.
Jesus era totalmente humano, sendo também totalmente Deus. Ele é humano, conhece o tipo de problemas que enfrentamos. Porque Ele é Deus, pode ajudar-nos.
Jesus disse:
“Quem vê a mim vê ao Pai” (João 14:9).
 
 
16 – O que significa seguir Jesus?
R: O cristão não é aquele que decide seguir Jesus tal como alguém que decide juntar-se a um clube de ténis. O cristão é aquele que é escolhido por Jesus. Ele mesmo disse:
“Não me escolheste vós a mim mas eu vos escolhi a vós” (João 15:6).
O cristão foi escolhido para ser um discípulo, isto é, um seguidor de Jesus. E isto não é só, significa conhecê-lo, significa estar totalmente dedicado a Ele. Jesus descreve um discípulo da seguinte maneira:
“Se alguém quiser vir após mim negue-se a si mesmo e siga-me” (Mateus 16:4).
Jesus não estava a falar em deixar de comer doces durante a quaresma ou de nos negarmos a ter um pequeno luxo. É algo mais radical, é dizer “não” ao nosso modo de viver e de pensar só em nós mesmos, é dizer “sim” a Jesus.
Um discípulo é um aluno, e como discípulo eu quero escutar e obedece-lo uma vez que a minha vida não é mais a minha para fazer com ela o que eu quiser. Agora pertenço a Jesus. Ele é o Senhor e mestre de tudo o que sou e de tudo o que tenho. Sou responsável perante Ele por aquilo que faço com o que lhe pertence a Ele por direito.
Para Jesus a cruz significou dor e vergonha, solidão e rejeição, sofrimento e morte. Jesus chama os seus discípulos a seguirem o mesmo caminho e a não ficarem surpreendidos quando a incompreensão e a oposição vierem. Hoje há, provavelmente, mais cristãos a sofrer pela sua fé do que em qualquer outro período da história.
Seguir a Jesus quer dizer:
                1 – Obedece-lo sempre que Ele nos fala através da Bíblia ou do Espirito Santo;
                2 – Querer agradar-lhe a fazer a Sua vontade;
                3 – Aceitar as pessoas e amá-las, como Jesus;
                4 – Ter tempo para as pessoas, particularmente os necessitados;
5 – Ser uma luz no mundo, vivendo uma vida de verdade, honestidade e compaixão, como Jesus.
 
17 – O que vai acontecer no futuro?
R: Será que a raça humana vai acabar consigo própria e com o mundo por meio de uma explosão?
Não. É bem certo que, pela primeira vez na história, temos os meios para o fazermos. Mas a mensagem de Bíblia proclama que “o nosso Deus reina”. Deus está no controlo de tudo e nada que a raça humana possa fazer irá impedir que a vontade de Deus seja feita. O dia vem quando Jesus Cristo voltar para este mundo e vai tomar controlo completo.
Como acontecerá isto? A Bíblia é cheia de referências a este acontecimento. Este facto tem sido a confiança segura dos cristãos através dos séculos, baseado na própria promessa de Jesus: “Voltarei outra vez”. A segunda vinda em poder e glória terminará o livro da história humana e mundial.
Quando acontecerá? A resposta é simples não sabemos só Deus sabe. Contudo, Jesus avisou-nos em Mateus capítulo 24, acerca dos sinais da sua vinda:
                1 – Desastres naturais, fome, pestes e terremotos;
                2 – Guerras e insurreições, revoluções e opressão cruel;
                3 – Aparecimento de seitas e falsos profetas;
                4 – Aumento de medo e de tensão e relacionamentos desfeitos;
                5 – O evangelho será pregado em todo o mundo;
                6 – Cristãos vão sofrer perseguição intensa;
                7 – O sol ficará escuro e a lua deixará de brilhar; as estrelas cairão e os poderes do céu vão estremecer.
Jesus disse que o seu regresso seria repentino. Ele comparou-o a um relâmpago que ilumina um céu escuro. Será o próprio Jesus que virá e será claramente visível a todos os outros poderes, humanos ou satânicos.
Mas isto não é o fim final porque a Bíblia fala também dos novos céus e uma nova terra, onde tudo estará de acordo com a vontade de Deus. Se quisermos, todos nós podemos tomar parte desta nova criação, mas cabe a nós nos prepara para aquele dia em que Jesus voltará.
O conselho da Bíblia é:
“Enquanto esperam por este dia, façam tudo para que Deus os encontre sem faltas, sem pecados e em paz” (2 Pedro 3:14).
 
 
 
18 – O que vai acontecer depois da morte?
R:Há uma coisa absolutamente certa em dia vamos morrer! Nunca se sabe quando, onde, e como. Não se sabe nunca se vai ser uma coisa muito repentina, ou se vai acontecer depois de um longo período de doença.
Desde que todos nós vamos morrer é lógico que o Deus que nos criou tenha deixado alguma ideia sobre o que vai acontecer depois. Se não fosse este o caso Ele seria muito cruel, mas a realidade é que Ele é um Deus de amor, e quer que nós possamos saber o que vai acontecer depois da morte do nosso corpo.
O Senhor Jesus Cristo e mais ninguém tem autoridade para nos ensinar sobre a morte. Porquê?
Porque:
                1 – Ele é Deus;
                2 – Ele é a verdade, e fala a verdade;
                3 – Ele veio viver neste mundo para nos ensinar a vida e a morte;
                4 – Ele passou pela experiencia da morte e voltou a viver. Então Ele tem conhecimento desta verdade.
Devemos prestar atenção áquilo que Jesus disse na Bíblia. Ele fala-nos de dois mundos eternos, o céu e o inferno. Quando os nossos corpos morrem, os nossos espíritos continuam a viver porque estes nunca podem morrer.
Deus não manda ninguém para o inferno. As pessoas vão para lá por escolha própria, por ignorarem ou rejeitarem Jesus com a única esperança de libertação e de vida eterna, porque Deus providenciou a remissão (o perdão) dos pecados ao deixar Jesus sofrer aquela terrível pena de morte. Sobre o inferno, Jesus disse:
“Não temais os que matam o corpo, e não podem matar a alma. Temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo” (Mateus 10:28).
“É melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno” (Mateus 5:29).
“Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa pecado, e todos os que cometem iniquidade. E lançá-los-ão na fornalha de fogo, onde haverá pranto e ranger de dentes” (Mateus 13:41).
“… vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz e sairão, os que fizeram o bem  sairão para a ressurreição da vida, e os que praticaram o mal, para a ressurreição da condenação” (João 5:28,29).
 
 
O céu é apresentado como um lugar de amor e felicidade perfeitos, de paz duradoura e satisfação completa é tão encantador e maravilhoso que nem sequer conseguimos começar a compreender. Não haverá mais pecado, nem morte, nem mal, nem violência, nem ódio, nem separações, nem o diabo a importunar e a atormentar, nem mais dor e sofrimento.
A vida cristã aqui é uma preparação para essa vida maravilhosa que há-de vir. Veremos Jesus face a face. No final dos tempos seremos levantados dos mortos com um corpo espiritual. Esse corpo ressuscitado será como o corpo ressuscitado de Jesus, perfeitamente adequado para a vida com Ele no céu. Todos os quebra-cabeças e mistérios da vida serão resolvidos.
Se amas Jesus, não precisas nunca de ter medo da morte. Quando o teu corpo morrer, o teu “eu” verdadeiro vai direitinho para junto de Jesus! Será como adormecer e depois acordar. A primeira pessoa que verás será Jesus a dar-te as boas vindas por teres finalmente chegado ao lar.
Jesus disse:
“Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho único para que todo que nele crê não pereça, mas tenham a vida eterna” (João 3:16).
Jesus nunca falou de um outro lugar (como o purgatório por exemplo) além do céu e do inferno, nem na possibilidade de orar pelos mortos, a fim de que os seus destinos possam ser mudados.
A Bíblia diz:
“…aos homens está ordenado morrer uma só vez, vindo depois o juízo” (Hebreus 9:27).
“Pois todos devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem ou mal” (2 Coríntios 5:10).
“E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante do trono, e abriram-se os livros. Abriu-se outro livro que é o da vida. Os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras” (Apocalipse 14:12).
“De modo que cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus” (Romanos 14:12).
Cabe a nós pensarmos seriamente se estamos prontos, preparados para morrer, sabendo que depois vamos estar em pé diante de Deus a dar contas a Ele.
 
 
 
 
 
 
19 - Qual a decisão mais importante da minha vida?
R: Claro que temos muitas decisões importantes a tomar, com quem casar, que profissão seguir, onde morar etc.. Gastamos muito dinheiro e tempo em cuidar dos nossos corpos, mas poucas vezes pensamos na parte espiritual e como nos preparar para a vida depois da morte. Esta vida é passageira e ninguém sabe quanto tempo resta até Deus nos chamar. Devemos, então, tomar outras decisões importantíssimas enquanto temos tempo:
Devemos pensar:
                1 – Como é que posso me preparar para me preparar para a vida que vai durar para a eternidade?
                2 - O que Deus pensa da minha vida agora?
                3 – Será que as coisas que faço neste mundo agradam a Deus e que vou ser recompensado quando eu chegar diante d´Ele no juízo final?
                4 – Visto que Deus me criou e me ama, o que é que Ele quer de mim?
Então, a decisão mais importante é:
                Se vou seguir Jesus Cristo e o seu caminho, que me leva para o céu, ou vou seguir o meu próprio caminho, que me leva para o inferno.
 
 
20 – Qual é a diferença entre o Velho testamento e o Novo testamento?
R: É muito importante nós compreendermos a diferença entre o Velho testamento, o que significa que percebemos a diferença entre como Deus tratou as pessoas nos tempos antes da vinda de Jesus Cristo (a história do velho testamento) e como Deus agora trata as pessoas desde a vinda de Cristo (no novo testamento).
Desde o princípio do mundo, depois de Adão e Eva terem caído em pecado, tem existido o problema de pecado, mas a maneira que Deus trata deste problema mudou radicalmente com a morte de Jesus Cristo.
Nos livros de Êxodo, Levítico, e Números, podemos ler todas as leis que foram criadas e os sacrifícios que tinham de ser feitos todas as vezes que a lei foi desobedecida. Mesmo assim, os sacrifícios feitos pelos pecados só foram eficazes em perdoar e cobrir o pecado, e por mais que tentasse, o povo sempre caía em pecado porque ninguém que viveu naqueles dias tinha a capacidade de não pecar.
O Velho Testamento fala muitas vezes sobre a gloriosa vinda de Jesus Cristo e a nova aliança que Ele ia trazer. Deus queria uma coisa melhor para a humanidade pudesse viver numa maneira muito diferente, mas só seria possível através de um preço muito grande, o sacrifício do seu único filho Jesus Cristo. O sangue puro que Jesus derramou quando Ele morreu foi eficaz que não só perdoar os pecados da humanidade mas também de os limpar, e quando Ele subiu aos céus Ele derramou o Seu Espirito Santo para que nós possamos receber o seu poder e começar a viver com vitória sobre o pecado. Então, o que Deus queria para a humanidade, que só se tornou possível através da morte do Seu Filho?
                1 – Jesus ofereceu a si mesmo como o sacrifício perfeito, uma vez para sempre, e por isso não há necessidade para mais sacrifícios. Ninguém pode fazer nada para pagar pelos seus pecados ou para chegar perto de Deus.
                2 – O sangue puro de Jesus Cristo tem poder não só para perdoar mas também para limpar o coração.
                3 – Depois da morte, ressurreição e ascensão de Jesus Cristo, Ele enviou O Seu Espirito Santo para encher os seus discípulos com a Sua vida que é eterna. Desde então todos nós que amamos Jesus podemos receber este Espírito Santo enquanto as pessoas no Velho Testamento não tinham este privilégio.
4 – No Velho Testamento as leis foram escritas em pedra, mas quando recebemos o Espírito Santo, Deus escreve as leis dentro de nós para que se tornem parte da nossa vida. Nunca mais teremos de lutar para cumprir a lei, ao contrário tornar-se-á natural.
                5 – Depois de recebermos o Espírito Santo, podemos aprender a andar no Espírito, o que significa que já não seremos escravos do pecado, mas o poder do pecado será quebrado e seremos livres para obedecer a Deus.
6 – Ao receber esta nova vida de Cristo a nossa velha vida morrerá e seremos libertos dos vícios que antes nos agarravam.
7 – Esta nova vida satisfará o nosso ser, encher-nos-á com o amor de Deus e dar-nos-á paz.
8 – Teremos a certeza que somos salvos, que estaremos como o Senhor quando morreremos, e que toda a nossa vida será orientada pelo Senhor.
9 – Teremos a certeza que somos filhos de Deus, adotados na sua família.
10 – Tornar-nos-emos membros da igreja de Cristo que é o Seu corpo e receberemos dons Espirituais para podermos servir a Deus.

21 – O Inferno não é o pior. Tu sabias?

R: Para aqueles cuja visão se limita apenas às conquistas materiais, à fama ou à glória deste mundo, não resta menos dúvidas que sofrerão o dano da segunda morte. Eis aí algumas questões a serem consideradas com respeito à eternidade.
                1 – O que é o inferno?
R: Ao contrário de que muita gente pensa, o inferno não é o destino final dos perdidos, mas um lugar intermediário. Podemos chamá-lo de “sala de espera”, pois é lá que os perdidos ficam aguardando o dia em que serão ressuscitados para serem julgados perante o Grande Trono branco (Apocalipse 20:5 a 15).
                2 – O que a Bíblia fala sobre o inferno?
R: Ela diz que é o lugar de tormentos constantes (Lucas 16:22 ae23).
                3 – O que acontece quando a pessoa convertida morre?
R: A sua alma é imediatamente conduzida por anjos ao paraíso (Lucas 16:22 e 23:43; 2 Coríntios 12:4).
                4 – O que acontece quando o ímpio morre?
R: A sua alma vai direito para o inferno (Lucas 16:22,23).
                5 – O que é a segunda morte?
R: A segunda morte é a morte que não morre. De acordo com o texto sagrado, a segunda morte é o lago de fogo e enxofre, o lugar onde há choro e ranger de dentes por parte que ali estiveram por toda a eternidade (Apocalipse 20:14).
                6 – Quem será lançado no lago de fogo e enxofre?
R: O diabo, a besta o falso profeta (Apocalipse 20:10), a morte, o inferno (Apocalipse 20:14) e todas as pessoas cujos os nomes não foram inscritos no livro da vida.
                7 – Qual a diferença entre o inferno e o lago de fogo?
R: O inferno é a anti sala do lago de enxofre. A entrada no inferno é automática, enquanto que a entrada do lago de fogo se dará após o julgamento final dos que se encontrem no inferno. Após a condenação, eles serão lançados no lago de fogo e enxofre da mesma maneira como se joga o lixo fora. Verifica os versículos: (Mateus 8:12; 13:42, 50; 22:13; 24:51;25:30;Lucas 13:28).
                8 – Qual é o vencedor?
R: “O vencedor de nenhum modo sofrerá o dano da segunda morte” (Apocalipse 2:11). Aqui, o vencedor não se refere àqueles que conquistam o sucesso económico, mas, sim, a vida eterna. Doutra feita, ele disse que o Reino de Deus é tomado por esforço, isto é a eterna é abençoada por uma luta renhida entre a fé cristã e o reino das trevas.
Descrição da Bíblia
Segunda a Bíblia, aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois disso o juízo final, que confirma a sentença recebida por cada pessoa no juízo particular.
“E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois o juízo” (Hebreus 9:27).
Depois que os céus passarem, os elementos se desfizerem, e a Terra e as obras que nela há se queimarem (2 Pedro 3:10 a 12). Deus ressuscitará a humanidade e a reunirá, diante do Seu trono para julgar os mortos segundo as suas obras, no mundo: ”E vi os mortos grandes e pequenos, que estavam diante do trono, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida: e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras” (Apocalipse 20:12).
E de acordo com o evangelho segundo Mateus “Portanto, não os temais; porque não há encoberto que não haja de revelar-se, nem oculto que não haja de saber-se” (Mateus 10:26). Tudo o que as pessoas fizeram às escondidas em vida será revelado. Nesta fase, ocorrerá também a segunda vinda de Jesus à terra já “destruída”, para também julgar a humanidade ao lado de Deus Pai.
As pessoas cujos nomes que não estiverem no livro da vida receberão o castigo eterno. “E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna” (Mateus 25:46). Sendo estes lançados em um lago de fogo e enxofre: “É aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo” (Apocalipse 20:15). Como se fosse isto uma espécie de segunda morte: “Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, que é a segunda morte” (Apocalipse 21:8). Os justos, porém, depois do juízo final, viverão eternamente em uma nova terra, em novos céus: “Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça” (2 Pedro 3:13). Que constitui o Reino de Deus realizado na sua plenitude e perfeição. Neste reino eterno, Deus será tudo em todos:” E, quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então também o mesmo Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos! (1 Coríntios 15:28).
Notas: Muitas vezes procuramos a felicidade no mundo, em amigos, amores, até pai e mãe e nos esquecemos de Deus. Os amigos podem nos trair, amores podem nos abandonar, o pai pode até não querer mais nos ver e a mãe nos rejeitar, mas Deus Ele nunca nos abandonará basta confiar Nele porque Ele é Fiel… Deus vos abençoe.